Holanda em Flor
Os campos de tulipas fazem parte das atrações mais famosas da Holanda. A flor é símbolo do país e um de seus principais produtos de exportação.
O senso comum leva a imaginar que as tulipas são originárias da Holanda, tamanha a associação existente entre elas e este país. Entretanto, segundo a maioria das referências, as tulipas, na verdade, são turcas e foram levadas para a Holanda por volta de 1560, depois que o botânico Conrad von Gesner as catalogou em 1559, usando bulbos originais coletados em Constantinopla, atual Istambul. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada paratulipe, que originalmente significa turbante, considerada a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas são originárias daChina, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para aPérsia.
Chinesas ou turcas, o fato é que elas se transformaram numa paixão para os neerlandeses e essa paixão foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta, chegando a ser a quarta maior fonte de renda do país, no que ficou conhecido como mania das tulipas (ou tulipamania). A área mais antiga de cultivo de tulipas nesse país é a que circunda a cidade de Lisse. Hoje, é a flor nacional da Turquia(é nativa lá) e do Irão.
A tulipa pertence à família das liláceas. Existem cerca de cem espécies, de folhas longas e ovais e flores de cores e formas bem variadas.
Marcadores: Campos, Cores, Estação, Flor, Holanda, Primavera, Tulipas
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial