segunda-feira, 4 de abril de 2011

Abril - Mês do Amor!



Outro dia estava vendo os fogos e festejando a chegada de mais um ano e hj já estou arrancando mais uma folha do meu calendario com a chegada desse quarto mês  (é o ano que esta passando mais rapido ou somos nós que já não damos a devida atençã aos dias porque estamos sempre correndo pra lugar nenhum?)

Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. Originariamente inspirado em Afrodite (nome grego da deusa Vênus, a deusa da vida e do amor), posteriormente o nome foi adaptado pelos romanos para Apriles, que significa abrir em latim (ohhh). Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vênus. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre.

As comemorações no Brasil e no Mundo:

§  Páscoa (algum domingo entre 22 de março e 25 de abril)
2011: Paixão: 22 de abril
          Páscoa: 24 de abril

§  1 de abril - Dia da mentira. Dia do Humorismo. Festival romano Venerália, dedicado à Deusa Vênus, padroeira da beleza e do amor... 
Celebrações greco-romanas, apenas para mulheres, dedicadas às deusas Fortuna Virilis e Concórdia. Comemoração da Deusa lunar Hathor, no Egito.

§  2 de abril - Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil. Celebração celta para as divindades solares- as deusas Aine e Brighid e os deuses Bel e Lleu, cujos símbolos eram a suástica e a cruz solar, a renovação da vida e o poder da transformação. Festa de A-Ma, em Macau, reverenciando a deusa lunar portuguesa protetora dos pescadores, para garantir uma boa pesca.

§  3 de abril - Dia da Verdade. Dia do Atuário e Dia do desporto Comunitário. Nascimento de Buda, o príncipe Sidarta Gautama. Na Pérsia, ofereciam-se cestas com sementes germinadas às Divindades das Águas, jogando-as nos rios na esperança de que os azares e as mazelas do ano anterior fossem levadas água abaixo.

§  4 de abril - Dia do parkinsoniano. Começo de Megalézia, o antigo festival romano de Cibélia, a Magna Mater, Grande Mãe e Mãe Terra, a deusa da vegetação e da fertilidade.

§  5 de abril - Dia do Propagandista Farmacêutico. Dia dos Fabricantes de Materiais de Construção. Dia da Árvore (na Coréia do Sul). Dia das Telecomunicações. Dia de Kwannon, Deusa do Japão, equivalente da deusa chinesa Kwan Yen, com oferenda de flores, velas violetas e incenso de lótus em homenagem aos ancestrais. Deusa Foruna (romana): senhora da boa sorte e da abundância, padroeira dos jogadores, invocada por eles antes de apostarem.

§  6 de abril - Celebração de Tara: Deusa Indu das estrelas, uma das manifestações de Kali, como senhora do templo.

§  7 de abril - Dia do Corretor. Dia do Jornalista (fundação da Associação Brasileira de Imprensa ABI). Dia do Médico Legista. Dia Mundial da Saúde. Dia Mundial do combate à hipertensão. Dia Mundial da Luta contra o Fumo. Celebração da Deusa itita Kait, a guardiã das colheitas e padroeira da agricultura. Kad, a deusa filha da terra e da justiça, invocada em todos os juramentos e contratos.

§  8 de abril - Dia do Correio. Dia da Natação. Dia mundial de combate ao cancro. Dia de Mounychia, celebração da deusa Lunar Ártemis, na Grécia, com danças e oferendas. Deusa Luna Titânia (romana), um aspecto da Deusa Diana e Tanit, em Cartagena, a Deusa da Lua Crescente e da noite.

§  9 de abril - Dia Nacional do Aço. Dia de Andrasta, a invencível, Deusa celta da guerra. Bellona, Deusa da Guerra, da estratégia e da soberania territorial em Roma. Foi precursora do Deus Marte e era invocada antes de uma batalha para decidir as táticas de guerra ou estratégia das negociações. Originariamente, a Deusa da Guerra da Capadócia era Mah; ao ser assimilada ao culto da Deusa Bellona, passou a ser chamada de Mahbellona.

§  10 de abril - Dia da Engenharia. Dia do Engenheiro Metalúrgico. Dia de Bal, na Babilônia, a Deusa do Céu, da Terra e do Mundo Subterrâneo. Terminam as festas de Megalézia, dedicada à Deusa Cibélia, celebradas com corridas de cavalos. 

§  11 de abril - Kista, a Deusa do Conhecimento e da Sabedoria na antiga Pérsia. Anat, a Senhora da Vida e da Morte, Deusa da Guerra, associada com a violência e intensa sexualidade. Festa de Elaphebolia, na Grécia, celebrando Ártemis em seu aspecto de Deusa de Caça e Senhora dos animais selvagens. 

§  12 de abril - Dia do Obstetra. Dia do Cosmonauta. Dia de Cereália, festival anual romano para garantir a fertilidade da terra dedicado as Deusas Céres e Ops. Llithya ou Eileithia, antiga Deusa pré Helênica, precursora de Ártemis, padroeira dos partos e parteira de todos os Deuses. 

§  13 de abril - Dia do Beijo. Dia dos Jovens. Dia do Office-Boy. Dia do Hino Nacional.  Dia dos Deuses Indus, Indra e Indrani, o casal divino e que rege o amor, a sexualidade e a vida.

§  14 de abril - Festival na Índia dedicada a Deusa do Mar Mariamma, conhecida em outras culturas como Mari, Mara, Tara, Tiamat, Estella Maris, Mer, Maerin, Mari Ana, Marah e Iemanjá ou Afrodite. Marah, a Deusa Caldéica, protetora da água salgada, a Mãe das Águas Primordiais. Os gregos reverenciavam-na com o nome de Tethys e Anphitrite e o romanos como Salácia.

§  15 de abril - Flor de Calia, festa romana para Tellus Mater, a Mãe Terra.
Kanamara Matsuri (Falo de Ferro), antigo Deus da Fertilidade e da reprodução humana japonês.

§  16 de abril - Dia do Lions. Coatlicue, Deusa Asteca da vida e da morte. Bast, Deusa egípcia solar com cabeça de gato que representava o poder fertilizador do Sol, enquanto que sua irmã Sekhmet com cara de leão simbolizando o calor destruidor do sol. Festival anual Hiketeria, dedicado a Apolo, o Deus grego do Sol.
Nesta data, ocorreu uma das aparições de Maria à Bernadete em Lourdes na frança. O local da aparição era o antigo lugar sagrado da Deusa Persefone.

§  17 de abril - Dia Internacional das Lutas Camponesas. Dia da Botânica. Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Dia de Ranubai, a Deusa Indu, da chuva, da fertilidade e da primavera. 

§  18 de abril - Dia Nacional do livro infantil. Dia do Amigo. Dia Internacional do Radioamador. Dia de Thargélia, festival grego de purificação dedicado ao Deus Solar Apolo, a Deusa Lunar Ártermis e as Horas, as Deusas das Estações.

§  19 de abril - Dia do Exército Brasileiro. Dia do Índio.  Dia de Freyja, a Deusa da Fertilidade, do amor e da sexualidade na Escandinávia. Encerramento do festival de Cereália, dedicado às Deusas dos Grãos Céris e Ops em Roma, Demeter na Grécia e Dankina na Suméria.

§  20 de abril - Dia do Diplomata.  Dia da Deusa Pales romana, protetora do gado e dos animais domésticos.

§  21 de abril - Dia de Tiradentes. Fundação de Brasília. Dia da Polícia Civil e Militar. Dia da Latinidade. Dia do Metalúrgico. Dia da Deusa Egípcia Athor, a rainha do Céu, da Terra e da Lua, criadora primordial e Mãe de todas as Divindades.

§  22 de abril - Descobrimento do Brasil. Dia da Aviação de Caça. Dia da Força Aérea Brasileira. Dia Mundial do Planeta Terra. Dia de Isthar, Deusa Babilônica que representava a força da vida e da luz, sendo reverenciada como Deusa da Sexualidade e da Fecundidade. Seu culto foi proibido pelos hebreus patriarcais e sua figura denegrida pelas Escrituras passando a ser considerada como “A Mãe das Prostitutas” ou “A Grande Prostituta da Babilônia”.

§  23 de abril - Dia Mundial do Escoteiro. Dia Nacional do choro (estilo musical). Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Dia de São Jorge no Brasil. Na Umbanda popular celebra-se o Orixá Ogun, a divindade Ioruba do ferro, das lutas e da guerra.
Festival do Green Man, o Deus Verde da vegetação, o caçador Herne, uma das manifestações do Deus Cernunnos, o princípio masculino fertilizador da Terra e consorte da Deusa. Celebração egípcia de Neith, antiga Deusa do Céu, protetora das comunidades tribais e dos artefatos de Guerra. 

§  24 de abril - Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Dia de Mayahuel, a Deusa pré-asteca detentora do poder visionário pelos sonhos e pelas alucinações, regente da Terra e do Céu Noturno. Deusa romana Luna, a regente lunar dos meses, das estações e da lua minguante. 

§  25 de abril – MEU ANIVERSÁRIO!
Dia do Contabilista, no Brasil. Dia da Revolução dos Cravos, em Portugal. Dia de Tjiwara, Deusa Africana da agricultura. Ma-Emma, a Mãe Terra na Estônia. Robigo, Deusa dos Grãos romana. 

§  26 de abril - Dia do Goleiro. Dia Nacional da Prevenção e do Combate à Hipertensão. Celebração de outras Deusas da Água em vários lugares da África. Abenawa e Aberewa, protetora da pesca Enganda; Afrekete, protetora do mar em Dahoney; Agiri, protetora dos rios em Benim; Harrakoi Dikko, Mãe D’Água em Benim; Mukasa, protetora da pesca e Nagodya, protetora dos lagos em Enganda; Nummo, a Mãe D’Água, a mãe Mali; Oxum, Deusa da Água e da sexualidade; Obá, Deusa do Rio e do Amor e Iemanjá, a Mãe Universal, senhora da Águas na Nigéria.

§  27 de abril - Dia da Empregada Doméstica. Celebração do DIA DAS CRIANÇAS na Islândia, celebrando as Deusas Meninas, filhas da deusa Madder-akk. Deusa etrusca Zirna, regente da Lua e da Noite. Iarilo, Deusa solar eslava, criadora da Vida e senhora da Fertilidade.

§  28 de abril - Dia da Educação. Dia Nacional da Caatinga. Dia da Sogra. Deusa Flora, romana. Inicia-se a Florália, festas romanas, dedicadas a Deusa Flora, deusa das flores e da alegria e da juventude. Chloris, a jovem deusa grega dos brotos e das sementes, namorada de Zéfiro, o Deus do vento oeste. Cordélia, a deusa da natureza na antiga Bretanha. Era filha do deus mar Lyr.

§  29 de abril - Dia Internacional da Dança. Dia de Inna- Deusa da Nigéria da Agricultura, protetora das propriedades, defensora contra os ladrões e da deusa Li, a mãe das colheitas, invocada para garantir a abundância das plantações. Prosymna, a deusa pré-helênica da terra, da natureza e do mundo subterrâneo, ama–de-leite da Deusa Hera e precursora de Deméter como deusa da terra. Arcanjo Rafael, o Anjo da Cura.

§  30 de abril - Dia do Ferroviário. Hemisfério Sul: O terceiro e último festival da colheita. Nesta noite, celebra-se a deusa e sua face escura, Anciã, a senhora da morte e da sabedoria, buscando-se o contato com os espíritos falecidos e dos ancestrais.
Celebrações gregas dedicadas às deusas Perséfone e Hécate, senhoras do mundo subterrâneo. As versões cristianizadas desses antigos festivais são o Dia dos Mortos e as festas mundanas conhecidas como Halloween.


Nossa, como Abril tem comemoração!!
Se encontrar algum erro,  é só avisar..^^

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial