quinta-feira, 19 de abril de 2012

100 Anos de Titanic: Infográfico e Mapa Sonar

Há exatamente 100 anos, em 14 de abril de 1912, a embarcação mais cobiçada da época, conhecido como Inafundável, chocou-se contra um Iceberg e foi parar no fundo do mar. Assim começou a história do Titanic, que se tornou o navio mais famoso de todos os tempos por sua tragédia, mistério e romantismo.

Agora, com sua historia de volta as telonas, voltam antigas perguntas: o que realmente aconteceu naquele dia? Por que tantas mortes? Não estariam preparados? Quais são os verdadeiros números por trás da lenda?

Vamos tentar entender, em cada mínimo detalhe, o que aconteceu há um século atrás nesse infográfico Titanic (publicado na revista Monet). Veja o real tamanho do Titanic, descubra onde ficava cada classe, calcule quanto tempo o navio demorou para afundar e compare o número de mortos, de acordo com a classe social. Ou seja, veja, através dos números, porque essa foi a tragédia naval mais marcante da História.

Clique na imagem para aumentar


Há algum tempo atrás, a RMS Titanic (empresa que custodia legalmente o transatlântico afundado) junto à Woods Hole Oceanographic Institution e o Waitt Institute of La Jolla, lideraram uma expedição no lugar onde ocorreu o famoso acidente e tomaram um estratosférico número de fotografias do buque.
Para a expedição foram utilizados dois robôs veículos subaquáticos autônomos (AUV por suas siglas em inglês) encarregados de registrar a área onde está o navio afundado e tiraram 130.00 fotos em uma área de 3 x 5 quilômetros. As fotos foram organizadas como peças de um quebra-cabeças em um computador e se cria um mapa gigante que os cientistas podem examinar o que aconteceu exatamente.



No último dia 15 de Abril os resultados da expedição foram exibidos, na History Channel, em um documentário chamado “Titanic: mistério resolvido” de duas horas, justo quando se completou 100 anos da tragédia com o navio. Entre outras coisas, foi revelada uma suposta falha na fabricação do Titanic que teria contribuído para a dimensão do acidente.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial