quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A serpente do Faraó


Uma experiência química muito interessante.


Vejam os vídeos
Tiocianato de mercúrio (Hg(SCN)2) é um composto químico. Já foi usado em pirotecnia devido à serpente de faraó, a cinza em forma de serpente que é gerada quando uma bolinha do material, geralmente com um pouco de algum açúcar (como glicose) adicionado como combustível complementar, é inflamada. Isto, porém, é perigoso porque produz vapores de mercúrio tóxicos.
Tiocanato de mercúrio (II) é feito reagindo um sal de mercúrio (como o cloreto de mercúrio) com um sal tiocianato (como o tiocianato de potássio) em solução aquosa. O procedimento produz precipitação de tiocanato de mercúrio.
Serpente de faraó é um tipo de fogo de artifício. Nesses fogos, depois de se acender uma pequena porção, o produto começa a esfumaçar e cinzas, em forma semelhante a serpentes, são expelidas. Esses fogos permanecem no solo e não emitem explosões, faíscas, sons ou lançamento de projéteis, mas podem liberar fumaça. Bicarbonato de sódio com açúcar são compostos químicos comumente usados nesse tipo de fogo de artifício. Outros produtos são misturas nitradas de óleo de linhaça e naftalinas".
A versão mais tradicional de serpente de faraó produz uma "cobra" mais visualmente marcado, mas usa tiocianato de mercúrio, que não é mais utilizado devido a sua alta toxicidade.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial