quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O pior dos pecados?


Eis um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana, a INVEJA. Que vê sempre tudo com lentes de aumento. Transformando pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.

A inveja é um veneno que se alastra pela alma, exterminando as virtudes como o caráter, a personalidade, e a criatividade, ao mesmo tempo em que faz brotar os males como, a incompetência e a mediocridade. Ela é uma das facetas do instinto de destruição degenerado, estagnado, conduzindo o invejoso ao extermínio, ao transtorno e à ruína de si mesmo.

A acepção desta pequena palavra, contida no dicionário Aurélio, é deveras interessante. “Desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem alheio.”

Sabe aquela frase de que a grama do vizinho é sempre mais verde? Essa é uma das maiores verdades para um invejoso. Mas o que ele não percebe é que o vizinho cuida da grama, e levou muito tempo e trabalho para que ela ficasse assim. Por outro lado, o invejoso não faz por onde, ele só sabe olhar o que é dos outros e acaba esquecendo da própria vida.

“Puxa, que belo quadro, gostaria de tê-lo pintado!”

“Que livro interessante, desejaria tê-lo escrito!”

Se o sentimento de surpresa diante de uma obra, de um feito ou de uma rara virtude for digno e generoso, não há inveja. Trata-se apenas de um incentivo, um grande estímulo para que nos empenhemos em adquirir novas virtudes, produzir quadros mais belos se formos artistas ou textos mais requintados se formos escritores.

Então vamos parar de ficar olhando a grama do vizinho, torcendo para que um dia apareça uma toupeira e acabe com o jardim dele, e olhe mais para o seu jardim. Você vai ver cosas maravilhosas que antes não conseguia ver por causa de sua cegueira invejosa. Cuidando mais do seu jardim, nasceram belas flores e as borboletas apareceram em breve.

Pense nisso .. !

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial